14/07/2017 17:04:00

Parque Estadual do Rio Doce comemora mais um ano de existência



Wôlmer Ezequiel/Arquivo DA


A Lagoa Dom Helvécio é um dos atrativos turísticos do Perd
Prosseguem neste sábado, com a Romaria Ecológica, as atividades da comemoração dos 73 anos de criação do Parque Estadual do Rio Doce (Perd). Outras celebrações já ocorrem ao longo desta semana, incluindo diversas atividades com os moradores de Marliéria e Timóteo, os dois principais municípios que abrigam partes do território da unidade de conservação da mata atlântica.

O gerente do Perd, Vinícius de Assis Moreira, explica que as celebrações possuem um valor simbólico para os moradores da região. “As celebrações são importantes para resgatar os fatos históricos e religiosos que culminaram com a criação do parque, relacionando a fé das comunidades, capitaneada pelo bispo Dom Helvécio, que em romaria, partiu de Marliéria para criar o parque”, explica.

Em relação à organização das festividades, o gerente afirma que as atividades estão ocorrendo como o previsto pela gerência. “As comemorações são executadas dentro do que foi planejado, com grande participação das comunidades”, ressalta.
Arquivo DA


Vinícius de Assis Moreira, gerente do Perd

O Perd foi criado por meio do Decreto Lei 1119/1944, explica Vinícius: ”No dia 14 de julho de 1944 promulgou-se o decreto criando uma unidade de conservação que ao longo de décadas, protegeu uma amostra importante da biodiversidade mineira da mata atlântica. Os desafios marcaram sua gestão, mas tenho fé que nossa sociedade evoluirá o suficiente para manter esse precioso patrimônio de toda humanidade conservado”, reiterou o gerente.

Comemoração
As celebrações tiveram início no dia 8 e se estendem até neste sábado (15), quando serão realizadas a 24ª Romaria Ecológica de Marliéria e a 16ª Romaria Ecológica de Timóteo, que partem dos dois municípios. Além de Timóteo e Marliéria, o território do Perd abrange também o município de Dionísio. A capela na entrada da portaria central é o ponto de encontro dos cavaleiros para a celebração religiosa.
A partir do dia 15 de julho serão realizadas atividades comemorativas nos municípios vizinhos do Perd. A programação de sábado (15) também inclui a 17ª Feira de Artesanato e Produtos Típicos das Comunidades do Entorno do Parque.
Wôlmer Ezequiel/Arquivo DA


Ponte Perdida, localizada no extremo oeste do Perd, abriga laboratórios de pesquisas
Arquivo DA


Mirante do Perd, com vista para a mata atlântica e lagoas






Como chegar
O acesso ao Parque Estadual do Rio Doce é feito pela MG-760. De Timóteo segue-se em estrada asfaltada até o distrito de Cava Grande, em Marliéria. Depois são mais 20 quilômetros em estrada de terra até a portaria do Perd. Outro caminho é via Marliéria e Pico do Jacroá. Para quem vem de Belo Horizonte pela BR-381 o acesso pode ser feito no trevo de Jaguaraçu para Marliéria. Da sede do município via Pico do Jacroá até a portaria são 12 quilômetros de estrada de terra. Outra possibilidade é seguir pela BR-262 até o trevo de São José do Goiabal, onde há a entrada para a MG-760.

Confira a programação completada das comemorações:

14/07/2017 (Sexta-feira)
Marliéria:
17h30min - Chegada dos cavaleiros de Dionísio.
19h - Celebração na Igreja Matriz.

15/07/2017 (Sábado)
Timóteo:
05h30min - Concentração dos Cavaleiros na Igreja São Sebastião.
6h - Inicio da Romaria Ecológica, acompanhada pela imagem de São Sebastião.
07h30min - 1ª parada Romaria Ecológica de Timóteo, na Comunidade de Cava Grande.
08h40min - 2ª parada Romaria Ecológica de Timóteo, na comunidade de Santo Antônio da Mata.
11h - Encontro das Romarias Ecológicas de Marliéria, Dionísio e Timóteo – Entrada do PERD.

Marliéria:
6h - Alvorada Corporação Musical União Dionisiana na Praça JK.
06h30min - Início da Romaria Ecológica com a saída da imagem de Nossa Senhora da Saúde da Igreja Matriz.
8h - 1ª Parada da Romaria Ecológica no Pico Jacroá e bênção aos Cavaleiros.
9h - 2ª Parada da Romaria Ecológica na Fazenda Juca de Nelson.
10h30min - Benção aos cavaleiros na Igreja da Comunidade de Santa Rita.
11h - Encontro das Romarias Ecológicas de Marliéria, Dionísio e Timóteo - Entrada do PERD.
11h10min - Chegada ao Parque Estadual do Rio Doce. Liturgia Eucarística e recondução da imagem de Nossa Senhora da Saúde à Capela. Entrega de moção do Conselho Consultivo do PERD.


Reação dos Leitores





Envie o seu Comentário