14/07/2017 09:12:00

A poesia e os poetas

Luiz Carlos Amorim



Divulgação

Assisti, há algum tempo, uma entrevista com uma poetisa, que comentava o fato de a  poesia vender pouco, de não ser publicada pelos donos das grandes editoras e que, apesar disso, é um dos gêneros mais praticados. Escreve-se muita poesia. E dizia ela que, se a imensa quantidade de poetas desse imenso Brasil lesse poesia, além de escrevê-la, se comprassem livros de poesia, edições inteiras de livros desse gênero seriam esgotadas em pouquíssimo tempo. E a poesia não teria, tal como tem, esse estigma de maldição.

Pois eu havia publicado, antes disso, uma crônica a respeito, onde constatava que os escritores daqui da terrinha não leem os seus pares, não vão a lançamentos de livros de seus pares, não compram os livros de seus pares. Apenas alguns fazem isso. Por isso me identifiquei tanto com a poetisa, que teve a coragem de dizer, em rede nacional, que os poetas deveriam ler mais poesia, que poetas deveriam ser mais poetas.

Poesia é o gênero literário mais praticado e não é de hoje. Com o advento da internet, com a democracia que ela representa como espaço para a divulgação, passou-se a escrever ainda mais. É evidente que nem tudo tem qualidade, nem tudo é realmente poesia, mas essa é outra história.

O fato é que existe uma quantidade muito grande de poetas, em todo lugar há poetas, quase todo mundo escreve “poemas”. Mas nem todos leem poesia. Até por isso, talvez, a pouca qualidade de boa parte do que se produz.

Se prestigiássemos uns aos outros, indo a lançamentos, comprando livros, as publicações de poesia realmente venderiam muito mais. Mas não é só pelo fato de vender mais livros, pura e simplesmente, se bem que isso já conferiria mais respeito ao gênero. A verdade é que precisamos ler mais, ler muito. Se nós somos poetas, se gostamos mesmo tanto de poesia a ponto de produzi-la, então temos que ler muita poesia.

Escritor, editor e revisor – Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA. Cadeira 19 da Academia Sul-brasileira de Letras. http://www.prosapoesiaecia.xpg.uol.com.br. http://luizcarlosamorim.blogspot.com.br.


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário