02/07/2017 21:57:00

Depressão, precisamos falar sobre ela!

Você realmente sabe o que é a depressão? Ou ainda a vê como uma doença boba e irrelevante?




O QUE VOCÊ SABE SOBRE DEPRESSÃO? | #TÊTE-A-TÊTE DA
A depressão, tal como é conhecida, manifesta-se através da melancolia em excesso, assim como a angústia, ansiedade, desânimo e desinteresse, entre outros sintomas. O indivíduo que se encontra depressivo muitas vezes não percebe a doença no início, apesar da dor e sofrimento que sente. Por isso é muito importante à atenção e o cuidado de quem está próximo ao perceber algum comportamento diferente.

Talvez um dos maiores problemas da doença seja a falta de conhecimento: quantos de nós já nos pegamos julgando alguém que se diz depressivo? E dizemos: “Ah, mas ela vai a festas”, ou: “Mas ele trabalha e estuda, não é depressivo”. Essas afirmações são cada vez mais comuns quando tratamos desse assunto. Logo, a pessoa depressiva é vista como preguiçosa ou até mesmo dramática.

Infelizmente a depressão só é vista como problema ou como algo que mereça atenção quando já está no estágio mais avançado. Estar depressivo não é ficar em uma cama sem vontade de se alimentar ou fazer suas necessidades básicas, esse seria um dos estágios da doença. Estar depressivo é realizar suas atividades normais, mas estar doente da mesma forma, ou seja, não é apenas uma besteira.

Reconhecer que está doente e que precisa de ajuda é um dos passos fundamentais para o tratamento. E sim, depressão tem cura, e não é contagiosa. E para que haja a cura é necessário amor, tratamento, cuidado e atenção. Nesse momento, familiares e amigos tornam-se mais do que fundamentais no processo da cura. Somos humanos, falhamos, sentimos, sofremos e estamos sujeitos a enfrentar situações delicadas nas quais precisaremos de ajuda e apoio. Por isso, vença o medo, esqueça os julgamentos, se ajude e ajude a quem precisa.

E para esclarecer um pouco mais sobre esse assunto tão importante e presente, conversamos com o psicólogo Maurínio Alexandre, um bate papo muito interessante e que com certeza abrirá espaço para que o conhecimento mais uma vez possa salvar vidas.

Dúvidas? Perguntas? Sugestões? Deixe nos comentários!

Micaela Sousa

PRODUÇÃO VILLA LIANDA
- Roupa, Sandalia e Acessorios: Villa Lianda https://www.instagram.com/lojavillalianda/ (@lojavillalianda)
- Maquiagem: Amélia Vaz https://www.instagram.com/ameliavazmakeup/(@ameliavazmakeup)
- Fotos: Tailles Heliodoro https://www.instagram.com/sitesocialyte/(@sitesocialyte)
MAIS FOTOS
Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Comentários

Gildázio Garcia Vitor

04 de Julho, 2017 | 16:08
Assunto de grande importância que deve ser sempre esclarecido, pois ainda existe muita desinformação ou falta de informação com bases científicas sobre o tema. Algumas pessoas praticam "depressofobia", inclusive familiares.
Envie o seu Comentário