29/05/2017 12:48:00

Sky Way - Trilhos nas alturas

Porque não custa nada sonhar com o futuro...



Divulgação

No fim da semana passada, mais precisamente no sábado, um evento de uma empresa internacional, a Sky Way, de origem suíça, tinha como objetivo apresentar o potencial interesse de instalar uma fábrica de veículos ferroviários no nosso país, a Sky Way Brasil. Procurei o site da empresa e vi que vários tipos de veículos ferroviários compõe o portfólio da mesma, com o tipo de tecnologia empregada e onde os seus veículos estavam em funcionamento.

No evento, realizado no Hotel San Diego, a exposição da empresa e seus produtos era para um grupo seleto de convidados, indicando para um segundo momento a presença de autoridades dos municípios e/ou representantes de entidades empresariais. O objetivo era identificar potenciais parceiros, segundo as fontes consultadas. A questão não estava muito clara, se seriam parceiros comerciais ou eventuais parceiros para a construção da fábrica, fato que foi esclarecido mais tarde: seria para as duas coisas.

Bom, vendo o nível dos veículos, entendo que estejam pelo menos olhando para o atual momento político e econômico, bem distantes da nossa atual realidade. São veículos cujo tráfego não é sobre trilhos junto ao solo, mas trilhos suspensos em altura superior à maioria dos edifícios de uma cidade. Outro aspecto é o viés ambiental do projeto, razão pela qual seus executivos se encantaram pelo paisagismo de Ipatinga, sobretudo, pelo cartão-postal que é o “Parque Ipanema”.

Caro leitor, se pensarmos, por exemplo, no trem bala que anunciaram aos quatro cantos que seria implantado de São Paulo a Campinas, para atender à Copa do Mundo de 2014, ele tinha custo previsto de mais de 1 bilhão de reais (muito dinheiro). Assim, um projeto como esse, em termos comerciais e para curto e médio prazo, é desafiador.

Por outro lado, a presença de um executivo da Aperam, Hudson Daniel, pode indicar interesse sobre o tema, uma vez que os trilhos são construídos com aço inox, enquanto a estrutura externa do veículo é de aço carbono e a interna é em aço inox. A empresa de Timóteo poderia se tornar a principal fornecedora, e as chances do projeto se tornar realidade aumentam.

Na oportunidade, foi um assinado instrumento jurídico designando o líder em marketing de relacionamento, Welyton Pereira (Letto Lopes) para ser o representante da Sky Way no Brasil, o que coloca a região do Vale do Aço na frente da disputa com outras regiões do Brasil para receber a planta da Sky Way na América Latina. Fontes seguras asseguram que as conversas ainda são preliminares, mas bastante promissoras.

No entanto, há contraste entre o otimismo dos envolvidos com o cenário de turbulência política e a incipiente recuperação econômica do país, apesar de estarem todos muito bem informados sobre o tema. Os últimos fatos mais afastam o investimento estrangeiro do que atraem. Mas talvez a visão de longo prazo dos europeus esteja prevalecendo. Vamos aguardar os próximos movimentos.

Investimentos em Fabri
Há dois meses, por ocasião da liberação da Avenida Maanaim, que liga o bairro Sílvio Pereira ao Caladinho, foram anunciados pela prefeitura de Coronel Fabriciano investimentos em diversas áreas, onde um grupo de investidores de BH acenava com a implantação de um Shopping Center, Centro Tecnológico, conjuntos habitacionais e cessão ao poder público de área para construção da UPA e Centro Administrativo Municipal.

A torcida é grande para que, a médio prazo, essas intenções de investimento se transformem em realidade. No entanto, na mesma linha de pensamento acima, as incertezas do cenário político e econômico impõem um grande desafio, até mesmo para o intrépido prefeito Marcos Vinícius.

////

DICA DE EMPREGO
CONSULTOR DE VENDAS
PRÉ-REQUISITOS PRINCIPAIS: Veículo próprio, 1º grau completo e experiência em vendas.
CURRÍCULOS: Enviar para secretaria@fatemg.edu.br.


Reação dos Leitores





Comentários

Humberto Carlos Cordeiro Lima

31 de Maio, 2017 | 10:09
timo empreendimento .vou apostar e comprar um lote de ações .sei que a valorização virá. ...quem desejar me chamem no whatsaap 31 988908590 .
" INVESTIMENTO DE HOJE, LUCRO DO AMANHÃ "
Envie o seu Comentário